quinta-feira, 19 de julho de 2012


Atividade 4.3 - Jucilene

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

O texto de Silvio da Costa Pereira, que mapeou atividades de mídias educacionais desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis, fala sobre os meios de comunicação e as mídias utilizadas na escola. Ele depois da pesquisa chegou à conclusão que na maioria das escolas possuem mídias-computadores, TVs, DVDs, computadores, sons etc.  O problema está na falta de formação, capacitação e interesse dos professores. Pois muitos não utilizam os equipamentos por receio de quebrar, por desconhecerem a forma de  funcionamento. Boa parte destes problemas estaria resolvida se houvesse efetivamente o planejamento, pois, o professor teria que pesquisar e manejar, antecipadamente, os equipamentos, e assim sendo, os riscos da aula ser mal sucedida cairia consideravelmente. Na escola onde trabalho, EEPAC, a maioria dos professores já utilizam as várias mídias, como DVD, Data show, TV, som, sala de informática. A tecnologia nos faz ver o mundo de uma forma diferente! Toda especial! Nós tornamos profissionais melhores, motivados, principalmente quando temos o apoio dos gestores e colaboração dos colegas mais “desenrolados”, tecnologicamente falando. E assim sendo, a mídia nos  auxilia efetivamente no sucesso do processo ensino aprendizagem. 

Atividade 4-2 –Jucilene

Navegando por vídeos e outras mídias

 

 

O  portal do professor é uma importante ferramenta que auxiliar o professor no desenvolvimento das aulas. Leciono há quase quinze anos e não conhecia esse portal. Só agora depois do curso do Proinfo é que estou tendo o prazer de descobrir este mundo inusitado da tecnologia. Ainda não utilizei todos os recursos em sala de aula, mas creio que brevemente estarei fazendo uso e aceitando várias sugestões de como realizar as atividades de forma mais dinâmica. Os recursos que mais tenho usado atualmente: é a sala de vídeo, e o data show. Uso vídeos- documentários, e obras literárias, são os meus temas preferidos.

 

 

 

http://www.google.com/imgres?q=obras+literarias&um=1&hl=pt-PT&sa=N&biw=1026&bih=667&tbm=isch&tbnid=6aVk83LJb-aReM:&imgrefurl=http://www.teens180.com/vestibular/vai-fazer-o-vestibular-da-uespi-veja-resumo-das-obras-literarias-13332.html&docid=qCRWfcLtudSEYM&imgurl=http://www.teens180.com/arquivos/201112/jpg_20111206115557_776_gg.jpg&w=555&h=420&ei=ktUIUIGONcnE0AGwudjxAw&zoom=1&iact=rc&sig=115618177067925776280&page=2&tbnh=141&tbnw=186&start=15&ndsp=20&ved=1t:429,r:16,s:15,i:173&tx=32&ty=68


sábado, 16 de junho de 2012

Minha experiência no eproinfo tem me trazido grande aprendizado, apesar de minhas dificuldades no manuseio das ferramentas e programas necessários para uma eficaz utilização do mesmo. Entretanto, tem aberto novas perspectivas para impulsionar e instigar inusitadas formas de operacionalizar o processo ensino/aprendizagem. Tendo como ferramentas os múltiplos recursos disponibilizados pela informática, seja este de um ponto de vista dos programas, a exemplo de power point, quanto da internet (blog, link e hipertexto). Neste sentido, não poderia deixar de enfatizar a importância da tutora Ana Monteiro, como mediadora e incentivadora desse processo de aprendizagem. A quem agradeço pela indispensável colaboração.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

EU SOU ASSIM!

Sou Jucilene Fernandes, tenho 34 anos, sou formada em Letras e Pós-graduada em psicopedagogia. Leciono Português na Escola EEPAC no Ensino Inovador.
Sou perfeccionista e bastante dedicada ao que me proponho fazer. Desde muito cedo sabia o que queria, por isso estudei e me dediquei para realização dos meus desejos pessoais e profissionais. Sou casada, amo o meu esposo, e por enquanto não temos filhos. Me considero uma pessoa exigente e seletiva nos relacionamentos com as pessoas. Tenho poucas amizades, mas as que tenho são verdadeiras. Sou sensível ao sofrimento dos outros, mas não tolero falsidade ou fingimento . A confiança é como um espelho, depois que quebra, mesmo que se conserte, jamais refletirá a mesma imagem. Por esta razão, não dou a oportunidade de me decepcionar duas vezes com a mesma pessoa. A excluo sem pena e sem dó, do meu ciclo de convivência.
 

Tudo em Deus é possível

A Fé em Deus nos faz
crer no incrível,
ver o invisível e
realizar o impossível